Olaria
Território rico em água e barro, Barcelos sempre apresentou condições ideais para que a olaria se desenvolvesse ao longo do tempo.
O artesão manuseia a argila para que esta obtenha a forma desejada, produzindo desde peças utilitárias, conhecidas por “Louças de Barcelos”, até às obras mais contemporâneas e decorativas. O processo envolve um trabalho minucioso e paciente. Após a modelagem, a peça tem de secar totalmente. Antigamente usava-se a seca natural, mas atualmente recorre-se a uma estufa. Depois de seca, a peça vai ao forno a 1000ºC, demorando cerca de 9 horas a atingir esta temperatura.
Através do roteiro que lhe propomos, venha descobrir mais sobre a arte da olaria de Barcelos – produção artesanal certificada e registada como marca europeia –, pelas mãos e conhecimentos dos artesãos locais.
Contactos
Avenida da Banda Musical, n.º 317, 4750-592 Oliveira BCL
+351 253 841 897 // +351 966 147 728
olariabraz@hotmail.com
Armando Bráz
Armando Bráz nasceu na freguesia de Oliveira, no dia 26 de dezembro de 1955. Cedo encontrou na olaria a sua grande vocação, dando continuidade a uma tradição familiar que já vinha do tempo dos seus avós.
Foi batizado na igreja paroquial de Oliveira e passou toda a sua infância no lugar que o viu nasceu. Ainda menino, foi pela mão do pai, Américo Braz, que aprendeu a arte da olaria. Hoje, após mais de 50 anos dedicados à arte do barro, considera que os cântaros são as peças mais representativas do seu percurso artístico, e também as mais requisitadas. Dos seus 3 filhos, dois seguiram a arte do pai, mas atualmente apenas um está no ativo. Em 2017 venceu o Prémio Carreira, na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos.
Armando Braz não dispensa um bom Bacalhau à moda de Barcelos e o Monte do Facho é o local que lhe arrebata o coração.
Sugestões de Visita
Visite os locais sugeridos neste roteiro e descubra todos locais que marcam o trabalho e identidade de cada artesão.
Igreja Paroquial de Oliveira
Localizada na Rua da Oliveiras, esta pequena igreja foi o local onde Armando Braz, mestre na olaria Barcelense, foi batizado, tendo assim um significado especial e afetivo para esta figura incontornável do artesanato do município, que nasceu e cresceu nas imediações deste local.
Trilho Monte do Facho
Trata-se de uma pequena rota circular com 11km. Ao longo deste trilho poderá encontrar vários pontos de interesse arqueológicos, culturais e religiosos. As paisagens, do Penedo do Sino e do Vale do Cávado, são das mais bonitas do Minho e a fauna e flora são abundantes.
Miradouro da Senhora da Franqueira
Um deslumbrante miradouro com vista sobre Esposende e Póvoa de Varzim. Reza a lenda que a ermida ali edificada terá sido instituída por intenção de Egas Moniz, aio do rei D. Afonso Henriques. Para os barcelenses trata-se de um monte sagrado, trazendo muitas pessoas em peregrinação, sendo uma das mais famosas da região do Minho.
Museu da Olaria
O Museu da Olaria pretende divulgar o património olárico nacional através do centro educativo e de animação, bem como o centro de documentação. No primeiro encontra atividades lúdicas e pedagógicas ligadas à cerâmica e a importância da sua preservação. O centro de documentação dá apoio a estudantes e investigadores que estudem cerâmica e etnografia.
Rua Direita
A Rua Direita é uma das ruas mais antigas do centro histórico de Barcelos, que atualmente é muito conhecida pelo vasto comércio da cidade. A Rua D. António Barroso, mais conhecida por Rua Direita, localiza-se entre o largo da Porta Nova, o largo Dr. Martins Lima, a icónica Torre Medieval e o Teatro Gil Vicente.
Bacalhau
O bacalhau é um prato típico de Barcelos podendo ser consumido com broa, assado no forno ou na brasa. Todos os anos, Barcelos recebe o Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau, onde vários restaurantes de todo o concelho confecionam bacalhau de mil e uma maneiras.
Vinho Verde
O Vinho Verde faz parte da história e cultura de Barcelos. Também é conhecido como um dos vinhos mais emblemáticos de Portugal. Este vinho pode ser branco, tinto ou rosé, com uma forma leve, fresca e frutada. No concelho de Barcelos existem várias quintas e produtores deste vinho.
Mostra de Artesanato e Cerâmica
A Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos é uma das mais antigas mostras de artesanato de Portugal e um dos maiores eventos da arte popular em Barcelos, onde artesãos locais mostram as suas artes. A cidade de Barcelos é conhecida como a “Capital do Artesanato” devido aos seus artesãos, à olaria e ao figurado presente no concelho.