Skip to main content
Pelas mãos dos mestres

Pasta de Papel

Além dos materiais mais conhecidos no artesanato, como o barro e a madeira, em Barcelos produzem-se peças em pasta de papel.

As obras fabricadas neste material são, normalmente, mais contemporâneas, contudo, também são representativas da identidade cultural barcelense. A pasta de papel é uma matéria-prima única de cada artesão, muitas vezes feita com materiais reciclados, como revistas e caixas de ovos. Uma peça em pasta de papel leva, no mínimo, 3 camadas, para que fique completamente firme.  

Os mestres depositam as suas vivências e sonhos nas peças que produzem, uma das razões para visitar e conhecer mais sobre esta arte em Barcelos.   

Contactos

Travessa da Bouça n.º 60 4755-535 Várzea
+351 253 817 266
+351 961 418 555
filunarc@gmail.com

Luísa Pereira

Luísa Pereira nasceu em França, em junho de 1976, mas foi batizada em Barcelos, na igreja de Moure, freguesia onde residiu na infância. Sempre foi apaixonada pela arte, desde pequenina, e aprendeu sozinha tudo o que sabe.

Luísa produz artesanato contemporâneo e desenvolveu um novo conceito de figurado para Barcelos, feito a partir de materiais recicláveis, tais como papel, cartão, pasta de papel e tecido. De todas as peças que já criou são as minhotas aquelas que considera mais representativas do seu percurso artístico. Os presépios também têm bom acolhimento junto do público.

Para a artesã, a frente ribeirinha é o local mais especial de Barcelos. Também gosta do Monte da Franqueira e da Igreja de Santa Maria Maior.

Sugestões de Visita

Visite os locais que sugerimos e conheça mais sobre os lugares que refletem o trabalho e a personalidade de cada artesão.

Igreja Paroquial de Moure

Esta igreja situa-se na freguesia de Moure e foi aqui que foi batizada a mestre Luísa Pereira, que executa peças pasta de papel e é um dos nomes mais significativos do artesanato de Barcelos.

Frente Ribeirinha de Barcelos

A Frente Ribeirinha fica localizada nas margens do rio Cávado, a alguns metros do centro histórico da cidade. É um espaço que dá palco a eventos culturais e pedagógicos da cidade de Barcelos e também um local idílico para observar o fogo de artificio das festas populares e da passagem de ano.

Miradouro da Senhora da Franqueira

Um deslumbrante miradouro com vista sobre Esposende e Póvoa de Varzim. Para os barcelenses é um Monte sagrado, trazendo muitas pessoas em peregrinação, sendo uma das mais famosas da região do Minho.

Torre Medieval

A Torre Medieval está localizada no centro da cidade de Barcelos e é uma das três principais portas de entrada da muralha mandada construir por D. Afonso, 8º Conde, que atualmente ainda se mantém de pé. Em 1926, foi tutelado como Monumento Nacional. Mais tarde, entre 2010 e 2013, ganhou novas valências como espaço de dimensão cultural, turística e pedagógica, tornando-se um dos espaços mais visitados do município.

Casa de D. Nuno Álvares Pereira

A Casa de D. Nuno Álvares Pereira está localizada entre a Ponte Medieval e o centro histórico da cidade de Barcelos. A casa pertenceu D. Nuno Álvares Pereira, um general português do século XIV, que desempenhou um papel importante na Batalha de Aljubarrota.

Galo Assado

Este prato tradicional está relacionado com a lenda do galo de Barcelos e com as influências dos Caminhos de Santiago. O Galo Assado à moda de Barcelos é uma iguaria com muitos anos e muito procurada na região. Como prato tradicional que é, não podia faltar no fim de semana gastronómico de Barcelos.

Festa das Cruzes

A Festa das Cruzes é considerada a primeira grande Romaria do Minho, um dos acontecimentos mais importante para os barcelenses. Esta festa teve origem numa lenda: o sapateiro João Pires, ao regressar da missa, observou no campo da feira uma cruz preta, sendo considerado um sinal sagrado. Após este acontecimento nasceu uma grande devoção ao Senhor da Cruz e tendo-se construído o Templo do Bom Jesus da Cruz. Atualmente, este templo, é o monumento central da Festa das Cruzes.

Em Barcelos, a Festa das Cruzes acontece durante uma semana e tem como tradição a feira, o artesanato, a procissão, os tapetes de pétalas de flores, o folclore, a batalha de flores e outras tradições barcelenses. Esta festa é muito admirada pelos nacionais e pelos visitantes internacionais.

Luísa Pereira Artesanato

Sem mãos a medir, Luísa Pereira trabalha, sobretudo, por encomenda. Transforma o “lixo” em arte – as suas criações são feitas em pasta de papel – utilizando para isso materiais recicláveis (papel, cartão e tecidos). As suas peças são uma reinterpretação do tradicional figurado de Barcelos.